sábado, 19 de março de 2011

Alma pelada

Então gaguejo um poema simples
E você não entende que eu desejo
Você e o mundo

Você e o mundo estão distantes
De minha língua,
Então praguejo!

Vá lá, não sou tão claro com as palavras
Como também não sou com os gestos
Ou tão menos ainda com os sons ao pé do ouvido

Vou tentar de novo passar esta bateia,
Até que o vento me carregue
Ou até que meu olho entregue
Uma brisa fóssil de uma infância

O que quero de você (e de mim)
É tão puro de preconceito
É tão casto de vontade
E tão branco, meu amor

Que não cabe nas quinas
Que não cabe nestas paredes em volta
Nas cinzas
Nas facas que nos abraçam
Nos tiros
Nas notícias inúteis, inúteis
Na música vendida
Nas palavras repetidas
No ar, que é somente um jeito de me abafar devagarinho.

Somente pelada você poderia me trazer
O que quero te entregar pelado,
Enfim.



E veio a quinta-feira passada, que foi presenciada por alguns sortudos. Mas o Thiago disse em CAIXA ALTA:

"QUERIDO PESSOAL, FOI MUITO BONITA A MANEIRA COMO A PALAVRA FOI TRATADA HOJE NO ENCONTRO! URGE TRATARMOS A PALAVRA COM CARINHO E SUSTENTAR A VIRULÊNCIA OCEÂNICA QUE A MESMA LAMPEJA NO CORPO! A PSICANÁLISE ULTRAPASSA O LIAME DO TERAPÊUTICO E MERGULHA NO POÉTICO!!! NÃO HÁ COMO PRESCINDIR DA PALAVRA!!! TRATA A PALAVRA COM AMOR, ACOLHE O ESPINHO QUE FERE A CARNE E ABRE PERSPECTIVAS - NOVOS MODOS DE SE HABITAR O MUNDO!!!QUANDO NERUDA COLOCOU AS PALAVRAS COM COR E CALOR, ACERTOU DESESPERADAMENTE!!!! É A PALAVRA QUE DÁ VIDA AO CORPO!!! É COM PALAVRA QUE SE FAZ PRESENTE!!! É A PALAVRA QUE ABRE A VIA PARA UM GOZO OUTRO, O GOZO GOSTOSO DE UM ENCONTRO COM O SER AMADO!!!
MUITO ANALÍTICO E RICO ESTA QUINTA!!!"

Aí veio a Ana Paula e completou:

"Como está ressoando entre nós, todo esse movimento dos grupos, o que temos lido e pensado juntos, tem sido muito rico e está se refletindo em nós... nas nossas palavras! Sinto como se eu tivesse entrado em um processo de mutação,... como se ao pensar nos bárbaros de Baricco, tivesse me visto como mutante e me autorizado a ser um mutante (minutal!). O que o thiago fala abaixo foi algo que aconteceu no grupo de quinta,... e, apartir dele, podemos pensar no reflexo da palavra em nós,... na beleza do humano, quando se inscreve. (...) E vou amadurece para escrever a questão da fala - das trocas fonemicas. Vcs sabem que a linguagem possui um desenvolvimento comum aos seres humanos,... e isso é da cultura (e também orgãnico, fisiológico,...) linguístico, fonético, fonológico,... então,... algumas crianças fazem processos que fogem a considerado normal nas etapas de desenvolvimento. Quando uma criança troca letra (t por D, F por V, K por G,.... ou distorções,...) não é normal a aquisição - já é desvio, pois o processo não contempla esses processos. por isso que quando nos perguntam até que idade uma criança pode trocar letras, ficamos em uma saia justa, ... Por que conto essa estória toda,... porque isso me veio hj no grupo. Fiz um link de que quando a criança percebe-se como desviante (quando alguem pontua para ela que não é passa a vaca,...), ela desconfigura os outros processo já estabelecido, que estão corretos. Quando o problema é na linguagem, e a criança perce be que não articula suas idéias de uma maneira compreensível, ela tb desarticula o que já tinha construído na sua comunicação. É claro que isso não pode ser dito dessa maneira solta que digo aqui,... temos estudos sobre esses processos e vou ver se mais para frente falo sobre isso melhor. Só apresento aqui para dialogar sobre o que rolou tb no grupo de quinta daquilo que ocorre com os pacientes quando se perde a "estabilidade" de um processo. Vcs falavam do psiquismo,... mas eu trabalho com expressões dele e vejo isso na fala, na linguagem (oral, escrita, gestual, corporal,...)!"

Daí nasci o poema, pesquei o peixe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário